terça-feira, 21 de agosto de 2012

A começar em mim...


Agora que tenho três leitores, vou continuar postando adaptações de pregações. 
Na verdade, a que posto hoje é uma continuação da anterior: Família projeto original de Deus, mas o enfoque é outro, é o ser filho. Não trago respostas, principalmente por que não as tenho, mas uma porção reflexões, e, antes que alguém me julgue, principalmente para mim.
Ninguém vive só. Deus nos fez para a vida em comunidade e a família é nossa primeira comunidade, é nossa origem – raiz afetiva e espiritual. Tudo que somos é resultado da nossa família. Deus quando nos fez nos confiou aos nossos pais e a eles investiu autoridade sobre nós. E mais que isso, é o único mandamento seguido de uma promessa.
Na Bíblia, lá em Deuteronomio 5,16 há o único mandamento que vem com uma promessa: 16 Honra teu pai e tua mãe, como te mandou o Senhor, para que se prolonguem teus dias e prosperes na terra que te deu o Senhor teu Deus. E aí vem a pergunta: temos honrado nossos pais? Honrar não significa subserviência, nem humilhação. Mas respeito. Amor. Consideração.
Recordo-me que meu pai me buscava na escola andando de forma engraçada e fazendo piadas. Vinha ao longe cantando: “Meu amor meu cheiro minha cumbuca de tempero” e eu tinha muita vergonha, aquilo me constrangia, mas meus amiguinhos adoravam. Achavam divertido e alegre. E realmente o era. Meu pai fazia isso demonstrando seu amor por mim. Hoje entendo e adoro lembrar. A maturidade me trouxe essa certeza, precisamos entender a dimensão do carinho e das expressões de nossos pais. Expressam-se com aprenderam e como sabem fazê-lo.
O importante é perceber que cada um de nós é o melhor que pode ser. Assim são nossos pais, eles são o melhor que podem ser. Os melhores pais e as melhores mães que podem ser. Talvez não tão bons quanto gostariam de ser. Você já se parou para perguntar por que seus pais são assim? O que houve com eles durante sua vida e caminhada até hoje que os fez ser quem e como são? Somos resultado do que vivemos.
Ainda assim, cheios de cicatrizes e traumas se esforçam para que nós sejamos melhores que eles. Portanto, quando nos sentimos melhores que eles o mérito é todo deles, eles passaram pelo mundo fazendo-o melhor. Deixando pessoas melhores que eles mesmos no mundo.
O fato é que, como humanos, muitas vezes os pais erram, mas erram querendo acertar, ninguém põe em risco um tesouro e é, fato, somos um tesouro para nossos pais. Uns mais e outros menos, mas nunca em tudo.
Os defeitos e mazelas das relações familiares causam marcas e dores na alma, mas Deus tem capacidade de renovar e recriar todas as coisas, não é destruir o velho e fazer o novo, mas de retomar seu projeto original e fazer a sua família como Ele planejou.
Não devemos transferir ao próximo a obrigação de ser melhor, de mudar. A mudança deve partir de mim. A sua mudança pessoal permite que o mundo ao seu redor se transforme. A pessoa agradável é contagiante, todos se alegram em torno dela, inclusive dentro da família: santo de casa pode sim fazer milagres!
Procure entender os “nãos” dos seus pais, busque entender porque eles são como são e quem são. Porque seu pai anda tão chateado e irritado? Será que não é porque não anda podendo fazer as suas vontades? Será frustração por não conseguir ser o melhor pai do mundo? Ou será pelo fato de não conhecer Jesus? Contextualizem as reações de seus pais, procurem entender melhor os porquês das atitudes deles. Muitas vezes são reflexo de histórias que se repetem nas famílias. Mas Jesus pode e quer curar e transformar sua vida. A transformação da sua família pode e deve começar por você! A sua história depende de você.
Não devemos a transferir a ninguém a responsabilidade de sermos felizes. Termos uma vida e uma família melhor. Fácil? Claro que não! Mas o que mesmo na vida é fácil?
Assim, o desafio é: sermos melhores filhos a cada dia, um dia de cada vez e sempre e para todo o sempre!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. De grão em grão, a galinha enche o papo! Seja bem-vindo, Paulo Sérgio!!! kkkkkk

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que eu sou uma, obrigada vc é nota 1000000000 comadre.
    Um forte abraço e continue sempre escrevendo.

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza que sou um deles, obrigada pela linda mensagem, vc
    é nota 1000000 comadre, continue sempre escrevendo.
    Um forte abraço e fica com DEUS.

    ResponderExcluir