domingo, 5 de agosto de 2012

Reclamar porque mesmo???




Outro dia tava naquele famoso troca-troca de canal de TV e parei no Faustão. A propósito, ele devia aposentar! Caraca! Chato demais! Voltando... e ele me manda a seguinte pérola: “com a atual crise econômica do Brasil!” Opa! Qual crise mesmo?
Até concordo que o Brasil tem vários problemas crônicos: educação, saúde, ética...mas crise econômica? Cuma? Comentários como esse são resultado de anos de crise. Hábito de reclamar. Incapacidade de elogiar. Tentativa de manipular. Tentativa. Espero que alguns estejam a salvo dessa manipulação.
Há muito a ser feito, há muito trabalho a fazer. O Brasil tá muito aquém do que pode ser. Obrigações minhas e suas, meus 3 leitores, a obrigação de transformar a realidade é de todos nós. E tudo com muito otimismo e vontade.
Mas essa mazela de reclamar não se restringe aos aspectos político-econômicos do Brasil, mas da vida como um todo! Impressionante como é difícil ouvir um elogio! A maioria das rodinhas no trabalho e até mesmo na Igreja o assunto é lamuria: Eita cansaço! Tô quebrado! Meu chefe é chato! Isso é difícil! Trânsito péssimo!  Minha mãe! Minha mulher! Sem contar os que morrem de véspera: não vai dar certo! Não vou conseguir! Eita "reiva" que me dá!
Li na revista Vida Simples deste mês a reportagem “Chega de Mimimi” e é exatamente isso! Chega! Para de se fazer de coitadinha e mãos à obra! A vida não é fácil para ninguém! Ah! Você tem problemas? Surpresa! Eu também! A diferença é como você a encara. Esperar por um super-herói que resolva tudo ou que o caminho vai ser sempre reto e florido é, no mínimo, burrice. As dificuldades na travessia são as causas do nosso crescimento. Eu até tenho meu super-herói, mas Ele não me prometeu facilidade, Ele garantiu que eu conseguiria.
É impressionante como o mundo nos ensina a colocar uma lupa nos problemas! Pior ainda, como isso nos cega! A vida nos ensina focar o problema e não a solução. Tendemos a fazer de cada pequena dificuldade um grande problema! É a supervalorização do problema. Mas cadê as qualidades? A vida é feita de escolhas e cabe a você escolher o que quer ver na vida: seus defeitos ou suas qualidades? Problemas ou soluções? É uma coisa meio Pollyanna mesmo, sem precisar ser alienado, claro!
Um dos meus 3 leitores deve estar pensando: que saco! Auto-ajuda, motivação...Ledo engano, caro amigo! É uma constatação. Você pode e até deve ficar puto de quando em vez, mas ninguém aguenta um reclamão no juízo o tempo todo! Uma pessoa que sabe elogiar e valorizar as coisas da vida é agradável e atraí para si coisas boas.
Nada é pior quando você resolve desabafar e o interlocutor manda: não...mas a minha dor de dente é muito mais doída! Minha prova muito mais difícil! Minha mulher muito mais chata! Talvez isso tenha a ver também com a culpa no prazer e na felicidade...mas isso é tema para um futuro post

Nenhum comentário:

Postar um comentário