sábado, 3 de dezembro de 2011

Filho fazendo PAS (vestibular)

Hoje vivi uma situação muito interessante.
Levei meu filho para fazer a primeira etapa do PAS - Programa de Avaliação Seriada da UnB. Ao mesmo tempo que foi emocionante, foi tenso.  Fiizeram a prova também dois sobrinhos muito queridos.
Como mãe, gostaria muito que meu filho nunca sofresse as dores que sofri (olha o drama!), ainda que tenha consciência que elas fazem parte da constituição do caráter e personalidade dele.
Ele estava visivelmente nervoso, ansioso... e eu, apesar de ter o papel de acalmá-lo, acabei ficando tensa também.
E começa a ladainha: imprime cartão de inscrição, compra caneta preta, checa se a identidade está na carteira, compra água, barrinha de cereal, confirma a sala de prova, reza...
Pronto, me vi no meu vestibular, Jesus! Que frio na barriga! Quando ele desceu do carro deu até vontade de chorar! Devo estar ficando velha e emotiva.
Que vontade louca de que toda minha experiência fosse automaticamente transferida para ele, como que em um passe de mágica! Quem sabe através da Penseira do Dumbledore no Harry Potter?!
Na minha época, não havia avaliação seriada, você concluia o ensino médio e encarava o vestibular.
Era uma prova muito densa, separada por disciplinas, e em, pasmem, quatro dias de prova!
Lá ia eu, num mundo completamente estranho ao meu, fazer a prova.
Uma prova longa, não podia levar lanche ou água. Não lembro bem, mas acredito que coisa de 4 horas por dia de prova.
Meu pai me levava e eu voltava de ônibus. Eram dois ônibus, um para rodoviária e de lá um para casa. Uma viagem demasiadamente longa para quem não havia saído de uma redondeza onde todos se conheciam e tudo era muito perto e familiar.
O medo de não passar, o medo do novo, o medo do ônibus, o medo de perder o dinheiro da passagem...e naquela época não havia a democratização do celular, para pedir socorro tinha de achar um orelhão e ligar a cobrar para casa! (puro drama)
Não deixei de lembrar também a decepção da primeira reprovação e muito menos do êxtase de ouvir meu nome pelo rádio nos aprovados! Obrigada Senhor!
Voltando a hoje, me perguntei, será que saberei apoiá-lo como eu fui apoiada?
E a tarde de hoje custou a passar e quando meu celular tocou a música de quando ele me liga, meu coração disparou...Ufa!
Corri para buscá-lo, na ansiedade de dizer:
- Filho, tenha havido o que for na sua prova, você vai sempre ser um grande cara, um cara que no PAS da vida tem sido aprovado com louvor porque tem sabido entregar seu coração a Deus!
E em seguida perguntei:
- E aí? Qual foi o tema da redação???

Nenhum comentário:

Postar um comentário