domingo, 1 de julho de 2012

Cabelo branco


Confesso não ser muito fã de vaidades. Unha, cabelo, maquiagem...nossa que preguiça disso tudo! Sinto-me aprisionada por essas regras, especialmente depois que os meus cabelos brancos só se permitem ficar escondidos por rasos quinze dias.
Martírio! Salão de beleza quinzenalmente!
E assim tudo começou, pura preguiça.
Passei 15 dias sem ir, depois viraram 30, depois 60 e hoje 90 dias. Resultado muitos fios brancos à mostra.
Decidi assumi-los. Parei de escová-los e assumi também meus cachos mal ajambrados.
E por que não?
É bem verdade que às vezes me assusto com o resultado, da mesma forma que anseio por saber exatamente como eu sou. Tudo muito antagônico: aparelho nos dentes, algumas espinhas e cabelos brancos!
Desde os 18 anos quando os primeiros fios brancos apareceram me tornei refém da tinta. Anos de Wellatons, Kollestons e etc etc etc...e no bonde tratamentos, xampus, cremes, tinta estraga o cabelo!
O fato é que não sei como sou. Desconheço a minha real aparência.
E junto com essa mais nova novidade, o que mais quero dividir com vocês (se é que alguém lê esse blogue) são as reações das pessoas. Algumas divertidas e outras tristes:
- Chris, toma esses R$ 10,00 para a vaquinha?
- Que vaquinha?
- Pra comprar a tinta do cabelo!
E outra:
- Não! Todo mundo sabe que eu sou mais velha que você! Pinta depressa!!!
E mais outra:
- Doutora, pinte os cabelos! Escove-os! Seu marido é novo, bonito! A sra. tem que se cuidar!
Quando contei essa última pro Elias, ele pediu que eu respondesse que estava testando o amor dele por mim. É mole?
Interessante que por aqui podemos ter cabelos rosa, vermelho e até multicor. Há negras e japonesas de cabelo loiro, brancas de cabelo vermelho, velhas de cabelos muito pretos. Quem liga? Ninguém!
Mas quando uma mulher assume seus fios brancos é como se assumisse sua fraqueza, seu declínio. O grande problema não é estético, é antropológico. Não se pode envelhecer. É proibido envelhecer!
O velho é ruim, deve ser descartado. Vivemos numa cultura onde o velho deve, ao menos, parecer jovem.
E essa regra é machista, os homens podem assumir seus brancos, tornam-se charmosos, mas como que para compensar, alguns tornam-se eternos adolescentes. As mulheres ao contrário, estão condenadas a esconder sua verdade, submetendo-se à cruel indústria da aparência.
Christine Lagarde, diretora do FMI, optou pelos cabelos brancos, pelo que andei lendo por lá, na Europa, isso não é nenhuma novidade e é plenamente aceitável. Não que alguma outra característica dela seja digna da minha admiração. Valendo-me do Kid de Abelha, que a propósito, a Paula Toller nunca envelheceu nem 06 meses, por que não eu? Porque não posso ter cabelos brancos?
Posso e não só posso como quero!
Quero libertar-me da ditadura do novo, da ditadura da tinta, da ditadura da estética.
Acostumem-se, até que EU e somente EU decida de outra forma, meus cabelos ficarão prateados e a não ser seu comentário seja bem divertido e me faça rir, guarde seu preconceito para você!


8 comentários:

  1. Fui muito criticada por assumir meus cabelos brancos.Acredite ou não,mas quem mais me apoiou foi o meu marido ,que me falou
    assim: " eu amo você de todo jeito" e aí? Fiquei
    muito feliz.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Original!!! Tem que ser uma mulher de coragem como você é!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu texto, o que importa é como lidamos conosco, não a opinião dos outros. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Oi Chris
    Uma amiga me passou esse link ontem e não podia deixar de fazer meu comentário aqui e deixar minha história.

    Eu comecei a pintar o cabelo com uns 15 anos pq queria mudar de cor (adolescente rebelde e roqueira de cabelo preto hahaha) e JÁ tinha (poucos fios) cabelos brancos também.
    Dalí nunca mais parei, preto, castanho, avermelhado, ruivo cereja, e etc...
    Os fios brancos aumentando cada vez mais e eu gastando dinheiro, tempo e saco escondendo desesperada cada vez que eles apareciam na raiz.

    Fiz em 2012 uma cirurgia em que eu precisei ficar 60 dias sem pintar o cabelo antes e mais 60 depois. Uma mecha muito grande se formou do lado esquerdo. Igual a da Vampira do X-Men hahaha.
    Cobri mas fiquei com aquela coisa "E se eu deixasse de pintar o cabelo?"
    Meu ex marido não aprovou, meus amigos menos e etc.
    E eu com o cabelo ressecado, com queda, cheio de quimica e com aquele trabalhão todo de ter que ficar retocando e etc.

    Hoje eu não moro mais no Brasil há 2 anos e há quase 1 ano eu parei de pintar os cabelos e o que escuto na maioria são elogios pela coragem, visual diferente e o melhor ?? As vezes nenhum dos dois pq as pessoas simplesmente não se importam de que cor vc pinta ou não seu cabelo por aqui.

    Meu namorado atual acha o máximo, (é, dei um pé da bunda do idiota anterior por varios motivos), e diz que "contanto que eu esteja feliz e que eu goste, ele não se importa"

    Hoje meu cabelo cresce muito melhor, saudável, brilhante e forte. Ainda estou com um palmo da tinta anterior nas pontas, mas isso é processo e lá vou eu até o final.
    Volto pra visitar o Brasil em Dezembro e estou nem aí pro que vou ouvir. Pq sei que vou!

    Sobre comentários engraçados, maldosos e não tanto, ouvi muitos e o ultimo dessa semana foi minha sobrinha de 7 anos que viu minha foto no facebook "Tia, pinta esse cabelo. Uma moça jovem como vc não pode deixar o cabelo branco assim. Eu não gosto. Está feio"
    Respondi "Amor da tia. Não! Vai ficar assim, você goste ou não. Você tem que saber que as pessoas são diferentes e tem gostos diferentes. Eu gosto dele assim!"
    A mãe dela é dona de salão de beleza, então a pobrezinha está impregnada de futilidades. Fazer o que?!

    Parabéns por assumir os seus! Estamos juntas!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toca aqui! Tamo juntas! :)
      Vou escrever sobre isso de novo. O texto é de 2012!
      Abraços!

      Excluir
  6. Admiro sua coragem! Adorei sua postura! Que mania chata essa de muitos brasileiros quererem se meter nas escolhas alheias...Grande abraço!

    ResponderExcluir